É muito frequente os meus passageiros perguntarem-nos qual foi a melhor viagem que fiz até hoje...
A escolha é muito dificil...é quase como perguntar a uma criança pequena de quem gosta mais, do pai ou da mãe (eu costumava ficar podre com esta pergunta!). Quem viaja, geralmente, gosta de todos os destinos. Uns mais do que outros, é certo, mas quase todos os lugares têm qualquer coisa que nos prende a atenção!
Nestes 5 anos de viagens guardo no meu coração os 6 meses que passei no Alaska. Tenho boas memórias de Ketchikan, de Juneau, de Skagway, principalmente. Sinto ainda o cheiro da erva fresquinha, consigo rever mentalmente os montes e vales à volta de Juneau. Sabiam que para lá chegar apenas podem utilizar Ferry (no Verão) ou helicoptero? No Alaska tudo é protegido...para navegarmos lá, tivemos que mudar todo o sistema sanitário do navio, para não poluirmos as águas. As montanhas são verdinhas, com muita neve no topo e há vários traills que se podem explorar. Os ursos pretos andam soltos, começam lentamente a espreguiçar-se em Maio e há que ter cuidado para não termos encontros de terceiro grau com eles. No Alaska, o tempo passa sempre mais devagar, sem pressas de chegar a algum lado. As cidades são pequeninas e é possivel encontrar bares simpáticos, com boa comida, boa bebida e muita animação. Lembro-me sempre com um sorriso dos glaciares, de estar pertinho deles, de ouvir o gelo quebrar, de olhar pela janela e ver gelo azul...e eu a pensar que o gelo era branco!:)
No Alaska podemos aterrar num glaciar e sentirmo-nos pequenos diante de tanta imensidão de mar e frio. Podemos brincar com os yuskies e até fazer corridas de trenó. No Alaska, em Ketchikan, principalmente, é Natal o ano inteiro. Foi lá que comprei as mais bonitas decorações de Natal e é sempre emotivo ver lojas enfeitadas. E é no Alaska, em Julho, que se podem observar de perto as orcas. Familias inteiras, com as orcas bebés. Um espectáculo memorável!!!E em cada lugar que se olha, há uma oportunidade de ver vida animal...
De Skagway podemos chegar à fronteira do Canadá, num comboio lendário. Fazer a rota do ouro...e no Alaska encontramos pessoas de todas as nacionalidades.
Por isso, quando me perguntam sobre a viagem da minha vida (so far!) eu respondo rápido: Alaska...do fundo do coração!!!:)
Sem comentários:
Enviar um comentário