sábado, 20 de abril de 2013

NUKU HIVA

Um destes dias paramos numa ilha pequenissima chamada Nuku hiva (não sei se se escreve assim...).  Foi um dia normalissimo em que saí com uma amiga, tiramos imensas fotografias, passeamos, bebemos uma cerveja e regressamos ao navio. Picamos o ponto, por assim dizer!
No dia seguinte estava eu à conversa com a minha manager e, qual não é o meu espanto, quando ela me diz que eles ainda praticam o canibalismo. Isso mesmo, não é apenas um grupo de pessoas, uma tribo remota, perdida nas montanhas. Todos eles são canibais...Fiquei, por assim dizer, horrorizada e divertida ao mesmo tempo.
Horrorizada porque a sociedade ensinou-nos a não comer os nossos semelhantes e, por isso, é dificil imaginar algo deste género. Divertida porque, sendo eu uma pessoa muito imaginativa, comecei logo a criar cenários na minha mente.
Imaginem um casal...o homem chega a casa e diz: «Querida, estou com fome...que temos para o jantar? E a mulher responde: Bem querido, eles não tinham frango no mercado por isso cortei um pedaço da minha coxa e fiz um assado no forno!» Hilariante... Ou então, imaginem só se eles discutem...nunca se sabe se, depois da discussão, algum deles guarda ressentimento e decide comer, literalmente, o outro a meio da noite. No hard feelings!! J
A verdade é que, cerca de 2 anos atrás, um casal alemão desapareceu. Os restos mortais (literalmente, restos) foram encontrados mais tarde. Foram comidos por pessoas locais. Devem ter tido a imprudência de caminhar sozinhos em sitios ermos, ou ao cair da noite (é um dos portos onde ficamos overnight) ou quando eles estavam mesmo esfomeados... Será que tiveram direito a um ritual fúnebre? Será que os meteram dentro de um caldeirão enorme e cantaram para eles antes de os comerem? Exactamente, como vemos nos filmes?!
Este tipo de informação mexe comigo, como é óbvio...mas não deixa de ser interessante e não deixa de ser um aviso...se vierem para estes lados, cuidado, muito cuidado! J

2013 Wellbeing Year

Todos os anos, em Janeiro, a empresa para a qual trabalho propõe-nos um desafio.
2013 é o ano oficial de WellBeing, por isso, foi-nos pedido que definissemos 3 metas pessoais que queremos atingir, relacionadas com o tema.
Como eu não estava a bordo em Janeiro, só tomei conhecimento disto agora. Quer dizer, a few days ago...
E dei-me conta que os meus objectivos já estavam traçados e, coincidentemente, alinhados com o tema proposto pela minha empresa. Hoje é dia de partilhar estes meus objectivos (que ainda estou a conseguir cumprir), com orgulho:
1º Deixar de fumar (desde que cheguei a casa em Dezembro que deixei de fumar. O regresso a esta minha casa fez-me fumar no primeiro dia mas deixei tudo depois disso)
2º Exercicio Fisico regular (vou todos os dias, faço cardio intervalado com pilates)
3º Reeducação alimentar (quem sabe o que é um navio sabe o quão dificil é fazer isto!)
Quais as estratégias que utilizo para continuar a atingir isto?
Bem, no caso de fumar, é simples...deixei de comprar tabaco, deixei de frequentar a sala de fumo, fui firme desde o inicio quando me convidavam para um cigarro. Simplesmente, dizia, deixei de fumar. Isto aliado ao facto de conseguir saborear a comida, de ter mais energia durante o dia, menos dores de cabeça, da pele ter melhorado e de não ter uma nuvem de fumo à minha volta todos os dias, ajudou e ajuda a manter a decisão. Ah, o facto de ter deixado de beber alcool é um plus!
O exercicio físico também foi relativamente simples. Mal acabo de jantar, troco de roupa. Nem sequer me deito na cama. Como podemos ir ao ginásio dos passageiros entre as 8 e as 10 da noite e, geralmente, acabo às 8, é fácil. Chego ao gym às 8.45h e termino às 10h. Incluindo a meditação. O facto do babe ser um gym freak ajudou e muito. Ah, e desliguei-me do facto de querer perder peso. Vou pelo prazer de libertar energia e de me mexer!
A reeducação alimentar é o processo mais complexo...juntei-me a duas colegas de trabalho nesta tarefa. Como a comida aqui é sempre a mesma, e não podemos passar sem hidratos de carbono (os dias têm 12hrs de trab), passamos a comer em pratos de sobremesa (os nossos pratos de almoço são muito maiores) e comemos de tudo. Salada, carne ou peixe, hidratos de carbono e, quando apetece, sobremesa. Parece que não, mas um prato mais pequeno ajuda no processo. E bebemos água, muita.
Resultado após este mês e meio...mais energia, sem dúvida. A minha pele está muito melhor, tenho mais concentração no trabalho, ganhei mais massa muscular e sorrio muito mais vezes!
E vocês, que se propuseram fazer neste ano de WellBeing? J

Celebrando um mês a bordo...:)

E um mês já passou...parece mentira mas vou a caminho já do segundo mês a bordo. Para quem viaja e está longe da familia e amigos durante muito tempo, sabe que medimos o nosso tempo em datas! Não que aqui conte os dias, as horas e os minutos...na realidade, este mês e meio passou num abrir e fechar de olhos. Foi um regresso interessante, recheado de novidades e de pessoas novas. Foi um regresso inundado de mudanças...
E o que mudanças, meus amigos? Pois é, a equipa onde estou agora está maior. Somos 17, 7 massagistas, 2 cabeleireiros, 1 recepcionista, 2 nails tech, 1 acumpuntor, 1 Fitness e 2 facials e, claro, a manager. Temos muitos homens na equipa o que significa mais testosterona e, muito mais, competição. Bolas, logo agora que eu estou em estado mais Zen e deixei a minha veia competitiva para trás! Parte da equipa eu já conhecia, outra parte vou conhecendo. A energia é mais masculina, talvez por isso, se note mais o individualismo, os olhares por cima dos ombros, o facto de nos considerarem um elo de ligação mais fraco. Nacionalidades? Romenos, essencialmente, e sul africanos, o que não deixa de ser interessante. Querida Fátima, que falta  me fazes aqui...! E qual é o meu papel no meio desta equipa? Eu transformei-me, naturalmente, numa paz de alma. Não significa que não faça o meu trabalho, que seja menos competitiva, mas sim, que me envolvo menos na vida destas pessoas, que me é indiferente se elas gostam ou não de mim (alguém disse e com razão que os lugares mais solitários são os do topo. Ou que os managers são tão odiados como adorados). Não stresso com nada, na verdade. Se algo não puder ser feito hoje, poderá sê-lo amanhã. Não me interpretem mal. Ainda levo tudo muito a sério mas aprendi que a Vida também pode ser levada de forma leve. Principalmente, a profissional! E neste contrato é nisso que me quero focar...
Neste último mês passei a dar tanta importância aos meus momentos off como aos meus tempos de trabalho. Acordo cedo sempre que estou off, escrevo de manhã, tomo café, almoço no navio (o que faz a poupança de dinheiro!) e depois vou para uma volta lá fora. No regresso, durmo um pouco, vejo um filme, janto e ginásio....e desta forma, o tempo tem passado a voar!
Neste mês, tenho visto também paisagens fabulosas...tudo o que podem imaginar, exactamente como nas fotografias que vos tenho mostrado. E nos dias em que estou nas águas calmas do pacifico, dou graças a Deus por ter este trabalho e por poder, um dia, partilhar tudo isto com os meus descendentes.
Um beijo a todos J

terça-feira, 9 de abril de 2013

This is life :)


Finalmente, este cruzeiro terminou. Foi algo estranho, ainda considero tudo muito estranho na medida em que, muita coisa aconteceu até agora, e, ao mesmo tempo, nada aconteceu! Foram 25 dias de muitas emoções boas, de distinguir o negativo do positivo, de distinguir mensagens da minha mente...Resultado, o Universo deu-me uma companheira de cabine que dorme o dia todo (!), trabalha em horas estranhas porque nem sequer é do meu departamento, não sabe se gosta de homens e de mulheres (Patrick em modo feminino) e é uma querida. Tenho para comigo que não nos dariamos muito bem se eu dormisse na cabine todas as noites. Por isso, somos grandes amigas. Ela deixa-me agua, chocolates e sumos. Eu pago-lhe umas bebidas de vez em quando e não seco o meu cabelo de manhã para não a acordar. Grande acordo, não?!:)

Nestes 25 dias perdi 2 quilos...que quase não se notam mas dos quais a roupa se queixa. Eu não me queixo. Ginásio todos os dias, muito pilates e muita meditação para manter os níveis de energia e a cabeça fresca...Como sempre, em ambiente de navio, os mexericos já começaram e, quem me conhece, sabe que eu fico extremamente magoada quando estes me envolvem. Alguns aspectos para resolver...ouviste, Universo!?:)

Este novo cruzeiro não poderia ter começado de melhor forma...uma pincolada, um dia de praia maravilhoso (como na fotografia de Bora Bora), e a companhia de uma grande amiga que me acompanha desde o meu primeiro contrato. Pediriam melhor?!

Beijo a todo o mundo:)

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Desde a casquinha de noz para o mundo :)

Bom dia alegria...:)

Enquanto o meu rapaz está ocupado com a rotina dele diária, decidi actualizar aqui o meu sítio...sinto que está ao abandono de tanto que não lhe ligo...Adiante!!

Desde que cheguei que ainda não mudamos de cruzeiro...nem de passageiros. São nada mais, nada menos que 25 dias de viagem, na qual saímos de Sydney e chegaremos a Papeete. Passamos por destinos fabulosos e temos muuuuiiiiittttoooosss dias de mar com muuuuiiiittttassss horas para a frente e uma internet lentissima!

Sydney foi fantástico. Aconteceram-me algumas peripécias durante os voos ou eu não me chamasse Joana mas nada que eu nao conseguisse resolver (as vantagens de estarmos sintonizados e com umas horas de diferença da terra natal). Adorei estar com o meu primo João, sou a primeira da familia a vir para estas bandas. Ele está feliz, a minha prima é um amor e uma artista e deu para descontrair. As fotografias virão mais tarde quando eu tiver net de borla! Com certeza, será um destino a visitar com muito mais tempo...:)

O regresso a esta minha casa foi estranho e fantástico ao mesmo tempo. Cada equipa é diferente e 3 meses longe fazem mesmo muita diferença...contudo, as minhas rotinas são sempre as mesmas. Trabalho (estou a trabalhar mais mas isso são outros 31), jantar, ginásio, ceia, deitar...e nada de fumaradas nem grandes noitadas desde que estou cá! Estou mesmo mudada e a adorar esta minha fase...

Os dias vão passando a correr e a minha disposição não há meio de mudar...ainda bem! Estou feliz, feliz...

Só há uma coisa menos boa e que me deprime...o raio da COMIDA!!! Nem um mês e já estou fartinha, fartinha....abençoados cozinhados da mãe e o sushi do Ruben...:)))))

Beijo e boa semana :)